terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que podemos fazer para melhorar o meio ambiente?

Como já foi falado no post anterior sobre o que é o meio ambiente e que acabamos descobrindo que é o meio que nos cerca, onde vivemos, trabalhamos e etc. Hoje estou aqui para mostrar em simples mudanças que poderíamos estar fazendo no nosso cotidiano, nosso dia a dia que contribuiríamos pra melhorar o meio que vivemos. 

Saiba como economizar água e energia e ainda assim melhorar o meio ambiente e nossa qualidade de vida e das gerações futuras:  

  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. 
  • Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças.
  • Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
  • Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas.
  • Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal.
  • Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura.
  • Prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas.
  • Não tome banhos demorados. 
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural.
  • Utilize cores claras na pintura de paredes internas e do teto.
  • Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção.

Nem imaginamos que em simples ações como essas poderíamos estar melhorando o nosso meio ambiente e ainda assim economizando água e energia. Vocês sabiam que em um banho demorado acabamos gastando de 95 a 180 litros de água limpa imaginem agora o quanto essas pequenas mudanças de hábitos não melhoraria nosso meio ambiente. Imaginem quantas pessoas não tem nem um copo de água para beber, que pessoas em outros  países ou até aqui mesmo não lutam, não brigam e se matam por um pouco de água. Pensem nisso !



Há água é um bem finito um dia ela ira acabar não estou dizendo hoje ou amanhã mais sim um dia, mais se nós hoje em dia economizarmos quanto tempo mais a água não duraria? 
Não sabemos se nossos filhos, netos e as gerações futuras poderão usufruir da água como utilizamos hoje. A água nos da vida precisamos dela para sobreviver. E em simples gestos poderíamos estar salvando quantas vidas mais.        

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." (Thomas Fuller)


     

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que vem a ser o meio ambiente?

Muito se tem falado ultimamente sobre o Meio Ambiente, mais nem todo mundo sabe o que ele é na verdade. Então vou esclarecer aqui para vocês o que realmente ele é. Vamos fechar os olhos agora e imaginar um lugar onde você costuma passar a maior parte do tempo...já pensou? esse lugar que você imaginou é o meio ambiente, ai você me pergunta como? porque? é simples o meio ambiente é tudo que nos cerca, tudo que esta a nossa volta, os lugares que frequentamos, onde vamos passear, nossas casas, nosso trabalho,  tudo é o meio ambiente. Fiquem tranquilos ao longo do blog vocês irão compreendendo melhor.




Muitas das ações humanas tem prejudicado o meio ambiente e como acabamos de ver que o meio ambiente é tudo que nos cerca, quem são os maiores prejudicados? eu estaria mentindo se respondesse que somos nos mesmos? É obvio que nossas ações prejudicam o meio que nos cerca e devemos ter consciência que somos os maiores prejudicados, então porque não fazemos nada para mudar? As vezes até queremos mudar mais não sabemos como, mas irei postando ao longo do blog dicas sobre o que deve ser feito.



Primeiro de tudo devemos sentir que fazemos parte desse meio, que estamos dentro dele e que somos parte dele, para assim criarmos um vinculo para nos sentimos pertencentes e quando algo nos pertence não queremos cuidar? e é assim que devemos começar nos identificando com algo para assim começar a entender e querer melhora-lo. 



"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." (Paulo Freire)